Design, usabilidade e funcionalidade.

Pilares de um bom projeto!

Design

Área que projeta baseando-se nos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais, com o objetivo de atender às necessidades do usuário/consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos mesmos.

Usabilidade

A ISO 9241–11 (1998) diz que:

Usabilidade é a eficiência, eficácia e satisfação com a qual os públicos do produto alcançam objetivos em um determinado ambiente.

Usabilidade é um termo que deriva da ergonomia, surgiu nos anos 80 e se apresenta como regras ou heurísticas que pretendem tornar os produtos mais fáceis de usar, como os websites por exemplo.

Jackob Nilsen, Don Norman e Steve Krug são os grandes nomes dessa área, cada um desenvolve estudos com metodologias específicas mas que se complementam:

  • Jackob Nielsen – o pai da Usabilidade, desenvolveu as 10 heurísticas de usabilidade mais utilizadas em sites;
  • Don Norman – Design Thinker, Cientista Cognitivo, e um dos maiores gurus do Design. Ele criou os 6 princípios do Design para mostrar porque um produto faz sucesso e o outro não;
  • Steve Krug – é um profissional de UX e cunhou o termo navegabilidade;

Funcionalidade

Tudo aquilo que um produto pode fazer.

É também uma heurística de usabilidade, ou seja, uma regra deve ser aplicada para que um site, por exemplo, funcione da melhor forma possível, permitindo que um usuário execute as tarefas de forma eficiente.